sábado, 13 de dezembro de 2008
Advento; Uma espera em Movimento
A ressurreição de Cristo inaugura um novo tempo (Hoje é um novo dia de um novo tempo que já começou ...) é Nele que encontramos o que nos foi revelado, logo não devemos esperar algo novo, uma nova revelação. Jesus é a revelação definitiva de Deus para nós, Nele a vida e a morte tem sua máxima explicação.
Dito isso, devemos ressaltar que o tempo que nos foi dado, que chamamos de advento, é uma confirmação do comprimento da promessa e também uma afirmação que ela está a se cumprir. A igreja mergulha no tempo entre o Já e o Ainda-não. O Já significa que não vai ocorrer maior revelação que Cristo, toda a expressão do amor do Pai foi nos dada em Cristo.
Mas que esse processo de revelação é gradual, e que segundo São Paulo, vai-se abrindo caminho para o Novo Homem e abandonando o agir do Homem Velho. Processo dinâmico e gradual que acompanha a vida cristã, iniciado em nosso batismo e prolongado por toda nossa existência até a parusia.
Nossa participação dos sacramentos antecipa essa vinda de Cristo, a celebração nos faz antever o que nos aguarda na consumação dos tempos. Para São Paulo o tempo urge, não devemos descansar até que a palavra de Deus e a verdade de Cristo ressuscitado estejam disponíveis para todos. Essa é a motivação que impele a vocação desse ardor missionário de Paulo.
(Claudio Aurélio Mangaratiba)
Marcadores: claudio aurélio Mangaratiba
Assinar Postagens [Atom]