quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012
Filosofando na Rede - Do Mito ao pensamento filosófico
Confronto dos Deuses - Zeus
Documentário sobre mitologia: Confronto dos Deuses
Sinopse: Desde a Antiguidade, sempre existiu o mito da eterna luta entre o bem e o mal. As diferentes mitologias sempre serviram como guia para cada sociedade, expressando seus valores, crenças e aspirações. Prepare-se para conhecer estes fantásticos mundos: o Labirinto do Minotauro, Thor, Beowulf, Medusa… Prepare-se para conhecer a fúria dos Deuses.
Para quem gostou do vídeo assistido, "Confrontos dos Deuses", que contava o mito de Zeus, e ficou com vontade de ver o restante, pode conferir as partes que faltavam (ou rever o documentário todo).
Leia a crítica asseguir e reflita:
Mito e filosofia
Continuidade ou ruptura?
Delmo Mattos da Silva
Universidade Salgado de Oliveira, Brasil
Pela interpretação tradicional da História da Filosofia, somos persuadidos a crer que a Filosofia emerge entre os Gregos por uma ruptura com o Mito. Não havendo, por assim dizer, uma continuidade dessa forma de se entender a realidade com o afloramento de uma nova atitude frente à realidade puramente racional inaugurada pelos Gregos. Entretanto, existem inúmeras controvérsias quanto a essa interpretação, o que nos leva a crer, por vários motivos, que há evidencias que nos levariam a aceitar uma continuidade significativa do discurso Mítico no interior da Filosofia nascente, e abandonar a difundida tese do "Milagre Grego".
(O "Milagre grego" em nada se aproxima do Mito, são visões totalmente divergentes da realidade, de modo que o acontecimento da filosofia deixa transparecer o testemunho de uma mutação no pensamento.)
Não é fácil, contudo, traçar com precisão uma "fronteira temporal", parafraseando Jaeger, que pudesse nos evidenciar o momento exato de que não mais estaríamos a falar do Mito, mas sim do pensamento racional. Este, porém, seria o sinal para aceitarmos uma provável "conexão orgânica" (continuidade) entre esses dois modos de conhecer a realidade. Contudo, não nos é fácil aceitar de antemão tal evidência, pois sabemos que existem diferenças fundamentais entre Mito (Mythos) e Filosofia (logos). Características que levaram, de fato, os intérpretes da História da Filosofia a sustentarem a tese da descontinuidade entre Mito e Filosofia. Sabemos que a constituição Mitológica, como forma de se entender a realidade, estava enraizada no interior da sociedade grega tão profundamente, que seria até obvio que houvesse uma persistência e confluência na fase inicial da Filosofia.
Marcadores: claudio aurélio
Comentários:
<< Página inicial
A filosofia não é racional para nós deixarmos de crer em mitos, mas sim para nos contestarmos e buscarmos outras formas de conhecimento.
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial
Assinar Postagens [Atom]