quinta-feira, 27 de junho de 2019

 

COMO NASCE UMA ESTRELA?


 Não se trata de uma atriz ficando famosa, mas de uma estrela mesmo!
Aqueles pontinhos luminosos no céu à noite, que parecem tão eternos e imutáveis. sabemos que eles nascem e morrem. Convido a você para saber a origem das estrelas. 
As estrelas nascem nas nebulosas, que são imensas nuvens de gás compostas basicamente de Hidrogênio e o Hélio (os elementos mais comuns no Universo). 

Pode haver regiões da nebulosa com maior concentração de gases. Nessas regiões a força gravitacional é maior, o que faz com que ela comece a se contrair. Quando um gás se contrai, ele esquenta (note por exemplo que, ao encher um pneu de bicicleta, a bomba fica quente porque o ar foi comprimido). Por isso a temperatura destes gases vai aumentando. A temperatura final vai depender do tamanho dessa região mais densa. Se houver muito gás a temperatura aumentará o suficiente para "acender" o combustível nuclear e iniciar a fusão do Hidrogênio em Hélio, isso libera muita energia: nasce uma estrela!

PORQUE UMA ESTRELA BRILHA?

No início as estrelas produzem o Hélio a partir do Hidrogênio (H), pela fusão nuclear, que é fundir os núcleos o hidrogênio e transformá-lo em Hélio. Depois o Hélio (He) é queimado produzindo Lítio, e assim por diante. Dessa forma elas vão criando elementos novos. Essas reações ocorrem na região mais central, denominada núcleo. O que mantém as estrelas estáveis é um equilíbrio entre a força gravitacional (que tende a puxar todo o seu conteúdo para o centro) e a pressão (que faz com que os gases se expandem). Quanto maior a temperatura, maior a pressão.
Os tamanhos das estrelas podem ser bem diferentes. O seu diâmetro pode variar de um centésimo do diâmetro do Sol, até mil vezes esse tamanho. Para se ter uma idéia, o diâmetro do Sol é de 1 milhão e 400 mil quilômetros, aproximadamente cem vezes maior que o da Terra.

AS ESTRELA SÃO FEITAS DE HIDROGÊNIO?

Estrelas são formadas por nuvens de gás interestelar, que por sua vez são constituídas por poeira e hidrogênio. A baixas temperaturas, átomos desse elemento se combinam para formar moléculas, dando origem a essas nuvens. Quando completa seu desenvolvimento, a estrela lança o material do qual é feita de volta ao espaço interestelar, enriquecendo o meio no qual novos corpos celestes se formarão. É estranho, mas dá para dizer, mas, tudo o que está em você um dia foi uma estrela. 
Com o tempo, as estrelas explodiram, lançaram os novos elementos químicos no espaço e viraram outros corpos celestes. A nuvem de átomos ficou solta no espaço até que a gravidade juntou-os novamente. A união dos vários elementos formou o Sistema Solar. A Terra e tudo o que está sobre ela, inclusive você, é resultado da fusão disso tudo.
Para saber mais:
http://www.cbpf.br/~martin/CAMS/Estrelas/vidaestrelas.html
https://super.abril.com.br/ciencia/todo-mundo-foi-estrela-um-dia/

https://www.youtube.com/watch?v=2mV54A7vgcI

Comentários: Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]