segunda-feira, 24 de junho de 2019
Distâncias estrelares
Vamos usar como medida, a distância entre o Sol e a Terra, que é de 150 milhões de quilômetros. A Terra se encontra em um ambiente favorável à vida, e é esta distância da estrela que permite a existência de água líquida, chamada zona habitável.
2 - Quando buscamos vida em planetas extra-solares, ou seja, planetas que orbitam outras estrelas de nossa galáxia, buscamos esta região de distância dessa estrela para definir a busca por planetas habitáveis. Sabemos que a nossa forma de vida depende da temperatura. Em regiões mais frias, a água permanece sólida; em regiões mais quentes, acontece o contrário, a água se evapora dando origem a nuvem, mas não possibilitando a existência de vida.
3 - Usando a foto das constelação de escorpião tirada por Por Torsten Brongerderivative (1) nos remete a estrelas que distam da Terra mais 8.000 anos luz, como é o caso da pequena HR 6142. Segundo a UFRGS, o Diagrama de Hertzsprung-Russell, daí sigla HR, foi publicado independentemente pelo dinamarquês Ejnar Hertzsprung (1873-1967), em 1911, e pelo americano Henry Norris Russell (1877-1957), em 1913, como uma relação existente entre a luminosidade de uma estrela e sua temperatura efetiva.
Na foto (3) notamos que as estrelas não se distribuem igualmente nele, mas se concentram em alguns partes. A maior parte das estrelas está alinhada ao longo de uma estreita faixa na diagonal que vai do extremo superior esquerdo (estrelas quentes e muito luminosas), até o extremo inferior direito (estrelas frias e pouco luminosas). Explica o gráfico o,professor Ejnar Hertzsprung(Premio Nobel 1937) Essa faixa é chamada seqüência principal. O fator que determina onde uma estrela se localiza na seqüência principal é a sua massa: estrelas mais massivas são mais quentes e mais luminosas.
Para saber mais:
(1)Por Scorpius_constellation_map.png: Torsten Brongerderivative work: Kxx (talk) - Scorpius_constellation_map.png, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=10886415
(2) Hertzsprung-Russell, conhecido como diagrama HR, foi publicado independentemente pelo dinamarquês Ejnar Hertzsprung (1873-1967), em 1911, e pelo americano Henry Norris Russell (1877-1957), em 1913, como uma relação existente entre a luminosidade de uma estrela e sua temperatura efetiva.
(3) https://pt.wikipedia.org/wiki/Henry_Norris_Russell
Assinar Postagens [Atom]