terça-feira, 25 de junho de 2019

 

MAIS UM POUCO SOBRE A DISTÂNCIA ENTRE AS ESTRELAS





1 - O UNIVERSO É UMA GRANDE MÁQUINA DO TEMPO. Tudo que estudamos do universo é sempre a luz das estrelas e galáxias distantes que chegam até nós. Luz, no seus mais variados comprimentos de ondas. Não apenas no que chamamos “Luz Visível”, mas todas a outras formas de luz (Infravermelho, Raios x, Ondas de Rádio…) A luz é extremamente: a velocidade da luz é 300000 km/s, uma velocidade com a qual é possível dar 7,5 voltas em torno da Terra em no tempo que você leva para piscar.
Vamos pensar nas distâncias estelares. O Sol é a nossa estrela mais próxima, à distância entre a Terra e o Sol é de 150.000.000km e a luz percorre essa distância em 8 minutos. O que significa que, quando vemos o Sol, não vemos como ele é neste instante, mas como ele foi a 8 minutos atrás. Tudo que vemos no céu tem um tempo de atraso, esse tempo é o que a luz gasta para percorrer essa distância que nos separa do que olhamos. A velocidade de 300.000 Km por segundo faz da Luz a maior velocidade possível em nosso universo. Por isso, ela é usada como referência para as distâncias estelares. Chamamos de um ano-luz, a distância que a luz percorre durante o intervalo de um ano terrestre, que é a distância de 9,5 trilhões de quilômetros. Note que o ano-luz é uma unidade de distância, e não de tempo.



2 - LEVARIA 75.000 ANOS PARA CHEGAR A ESTRELA MAIS PRÓXIMA DE NÓS. Depois do Sol, é a estrela mais próxima de nós fica na constelação de Centaurus, chamada Próximo Centaurus, o que se localiza a aproximadamente 400 trilhões de quilômetros.Para chegar a essa estrela, a luz demora 4,5 anos. Dizemos que Próximo Centaurus está 4,5 anos luz de distância da Terra.
Se usarmos a nossa nave espacial mais veloz, a Voyager 1, que chega até a velocidade de 60 mil km por hora, para viajar entre a Terra e a Próxima Centaurus, um viajante demoraria 75.000 anos para chegar lá. Não temos ainda condições para cumprir esta distância de 4 anos-luz no tempo de uma existência humana.
A estrela mais brilhante do céu noturno, Sírius, está a 8 anos-luz de distância, o que significa que quando enxergamos Sírius a vemos como era 8 anos atrás. A nebulosa de Orion, uma região de formação estelar visível a olho nu como uma pequena nebulosidade acima das Três Marias, na constelação de Órion, está a 1500 anos-luz da Terra. Portanto, nós vemos a nebulosa de Orion como ela era há 1500 anos, mais ou menos na época da queda do Império Romano. Qualquer evento que tenha acontecido nebulosa de Órion daquela época para cá não pode ser observado por ninguém, pois a luz desses eventos não pode ainda nos alcançar.



3 - CONSIDERE O QUÃO PERTO ESTAMOS DE NOSSA ESTRELA. Partindo da distância entre o Sol e a Terra, podemos comparar com a distância do diâmetro de nosso próprio sistema solar, que é de aproximadamente 1 ano-luz.
Se usássemos a velocidade da luz para atravessar todo o nosso sistema solar, demoraríamos um ano inteiro para fazer isso. Compare a distância entre a Terra e o Sol, que é de 150 milhões de quilômetros, e que a luz demora apenas 8 minutos para percorrer, com o diâmetro de todo nosso sistema solar, que é de um ano luz, ou seja, 9,5 trilhões de quilômetros. Considere o quão perto estamos de nossa estrela comparando com o diâmetro de todo o sistema solar.
PARA SABER MAIS:
http://www.if.ufrgs.br/~fatima/ead/tempo-e-distancia.htm
https://super.abril.com.br/…/como-se-mede-a-distancia-ate-…/
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/f…/medindo-estrelas.htm

Comentários: Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]