quarta-feira, 26 de junho de 2019
NOSSO ENDEREÇO NO COSMO?
1 - ONDE MORAMOS? A resposta a essa pergunta já foi : No centro do Universo! E uma época onde acreditávamos que tudo girava ao nosso redor. Hoje, muito mais conscientes de nossa posição humilde no cosmo, e vivemos em um pequeno planeta (Pequeno mesmo…) situada a 8 minutos luz do Sol. Também sabemos ser a Terra um dos menores entre os oito outros planetas a dançar no Sistema Solar. Ela mede um ano luz de diâmetro. Esse Sistema tem a estrela Sol como centro de massa, O Sol que é um pontinho , em relação às estrelas grandes, gigantes e supergigantes que conhecemos. Habitamos um dos braços da periferia da Via Láctea,(Ela tem um diâmetro de 100.000 anos luz) sendo uma galáxia formada por 200 bilhões de estrelas.
2 - VIAGENS ESTELARES: Depois do Sol, a estrela mais perto de nosso planeta chama-se Próxima Centaurus, que está a, mais ou menos, 4 anos-luz. Uma possível viagem interestelar, com a velocidade que temos hoje em nossos instrumentos mais rápidos , a nave Voyager 1, que viaja hoje a uma velocidade de de 60.000 km por hora, levaríamos 75.000 anos para percorrer essa distância que separa o Sol dessa estrela mais próxima.
Temos que aceitar que a nossa tecnologia atual ainda não nos permite viajar entre as estrelas, porém podemos alcançá-las de outro modo. Os radiotelescópios têm ajudado a "visitar" de modo bem real essas outras estrelas de nossa galáxia e também de outras galáxias distantes.
Devemos imaginar que, para um futuro próximo, a descoberta de outros meios de propulsão para alcançarmos outras estrelas, ou uma outra forma humana de viajar para além do nosso sistema solar poderá ser possível. Talvez uma fusão entre homem e máquina, o que tornaria possível nossa sobrevivência todo esse tempo, que é necessário, para as visitas a outros sistemas estelares.
3 - NOSSO PRÓPIO BURANO NEGRO: Outros aspectos que devemos considerar em nossa galáxia são o seu movimento e sua forma espiral, se assemelham ao movimento da água em um recipiente do qual a rolha foi retirada de seu centro, a água forma um redemoinho bem como esses braços das espirais de nossa galáxia.
Isso sempre impressionou os nossos astrônomos. Depois de décadas de observações, descobriram evidências de um Buraco Negro supermassivo no meio dela, que ficou conhecido como Sagitário A*.
PARA SABER MAIS:
Galeriadometeorito.com
https://www.galeriadometeorito.com/2015/11/como-sabemos-o-formato-da-nossa-galaxia.html
A Física do Universo:
http://www.hugo.pro.br/astr
Assinar Postagens [Atom]