quinta-feira, 27 de junho de 2019

 

O SOL É NOSSO ASTRO REI, LÁ DISTANTE QUE NEM SEI


Visite :


1 - TUDO O QUE SABEMOS SOBRE AS ESTRELAS, aprendemos primeiro ao observar nossa estrela mais próxima, o Sol. No início do séc. XX, em 1926 Arthur Eddington, um astrofísico britânico fez uma ousada sugestão sobre a origem da energia solar, segundo ele devia ser gerada por um reator nuclear, Influenciado pela mais famosa equação do mundo E = mC2 do físico Albert Einstein.
Hoje sabemos que p sol, inicialmente feito de hidrogênio, mas que as altas temperaturas e a imensa pressão ocasionada pela gravidade, transforma os átomos deste gás em plasma ionizado, no núcleo do Sol sofre transformações semelhantes às que ocorrem na explosão de uma bomba de hidrogênio e, também como nesse caso, passa a emitir radiação principalmente sob a forma de luz e calor,. Ele emite uma pluralidade de ondas eletromagnéticas, de ultravioleta distante, como raios gama, as ondas de rádio, raios-X, raios ultravioletas, luz visível, raios infravermelhos, micro-ondas.


2 - PLANETRETA: QUANTO TEMPO LEVA ALUZ DO SOL PARA CEGAR A TERRA? Essa emissão de luz leva oito minutos para percorrer a distância que separa a Terra do Sol. mas um raio de luz leva milhões de anos, desde sua criação nas reações nucleares, até que possa sair do núcleo do Sol. Essa partícula de fóton fica chocando-se com as partículas de plasma até emergir na superfície brilhante, milhões de anos depois.


3 - COMO É O SOL POR DENTRO? O núcleo solar é uma esfera de raio dez vezes menor que o da própria estrela, suporta todo o peso das camadas externas. Assim é mais compacto que o ferro; entretanto, continua sendo um gás, porque compensa o esmagamento com a sua elevada temperatura: o calor, procurando expandir-se, contém a gravidade da massa acima do núcleo. É nessa região em que a energia é produzida por reações termonucleares.
A cromosfera ou "esfera de cor" é uma camada de gás (principalmente hidrogênio e hélio) que envolve o Sl, é a camada logo acima da fotosfera. Ela tem cor avermelhada e é visível durante os eclipses solares, logo antes e após a totalidade.
Para saber mais:
O sol do passado? http://g1.globo.com/…/observator…/post/o-sol-do-passado.html
O sol do futuro?
https://brasil.elpais.com/…/…/ciencia/1533139404_484597.html
Vídeo recomendado:
(Novas pesquisas sobre o Sol) https://www.youtube.com/watch?v=3IyymdilDAY
(Como nasce uma estrela) https://www.youtube.com/watch?v=agrJHUe9aHA&t=875s

Comentários: Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]