quinta-feira, 20 de junho de 2019

 

Tudo Sobre o universo


OS SATÉLITES GALILEANOS - CALISTO
1 –  É A TERCEIRA MAIOR LUA DO SISTEMA SOLAR e a segunda maior do planeta Júpiter, é um satélite de Júpiter, descoberta em 7 de janeiro de 1610 por Galileu Galilei, com uma superfície de gelo e rocha fortemente crivada, é 2,6 vezes menor que a Terra, e é cerca de 289 vezes menor que o nosso Sol. A orbita desta lua é a 1,2 milhão de quilômetros distante do seu planeta, Júpiter. Um dia em Calisto é de cerca de 17 dias terrestres, a mesma quantidade de tempo que leva Calisto para orbitar Júpiter uma vez. A sonda Galileo da NASA detectou uma atmosfera fina de dióxido de carbono, ou exosfera, em Calisto. Pesquisas posteriores determinaram que a Calisto tem hidrogênio e oxigênio em sua atmosfera, também encontrou dióxido de carbono na superfície. Muitas naves espaciais da NASA observaram Calisto incluindo Pioneer, Voyager, Galileo, Cassini, Novos Horizontes, Juno e Hubble.

2- PLANETRETA: A LUA NA FICÇÃO> Júpiter e suas luas são temas populares para escritores de ficção científica e Calisto não é exceção. Ele aparece em vários livros Na década de 1930, o escritor Harl Vincent tinha a Terra e Calisto em guerra em seu romance "Calisto at War", o romance de 1940 de Isaac Asimov, "A Ameaça de Callistan", descreve Calisto como tendo uma atmosfera de dióxido de carbono e oxigênio com lagos e vegetação, além de uma armadilha mortal repleta de lagartas gigantes, a lua recebe uma menção no romance “Farmer in the Sky”, de Robert A. Heinlein, de 1950. Lin Carter criou uma série de oito livros na década de 1970, chamada de série Calisto. Os livros mostravam um soldado que foi teleportado para Calisto, onde ele encontrou uma antiga civilização humana. No livro, Calisto é como a Terra, mas algum tipo de ilusão faz com que pareça inabitável para pessoas de fora. A lua também é destaque em vários outros livros, incluindo: A série “Bio of a Space Tyrant” de Piers Anthony, "Calisto: Espaço Distópico" por Rob Lopez, "The Rowan", de Anne McCaffrey, "A Guerra Tranquila", de Paul J. McAuley.

3 – "NOSSO LAR?" : Human Outer Planets Exploration (Exploração Humana nos Planetas Exteriores), Nome da missão que a NASA conduziu em 2003, que começou com um estudo conceitual, relativo ao futuro da exploração humana do sistema solar exterior. O local escolhido foi Calisto. Proposta era construir uma base na superfície de Calisto que poderia produzir combustível para posterior exploração do Sistema Solar. O que Poderia facilitar a exploração remota de Europa, ou ser o local ideal para uma estação intermediária prestando serviços a espaçonaves rumo a locais mais distantes do Sistema Solar, utilizando a gravidade assistida de um sobrevoo em Júpiter após decolar de Calisto. A NASA disse que uma tentativa de uma missão tripulada para Calisto poderia ser possível na década de 2040.

Para saber mais: https://solarsystem.nasa.gov/moons/jupiter-moons/callisto/overview/

Comentários: Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]